GESTBIRD 2010 - Detalhes
O Gestbird 2010, permite uma total Gestão do Plantel, com multi-espécie, os acasalamentos e seus descendentes, com Grupos de Mutação e Mutações Individuais.
Ficha Individuo - Árvore Genealógica
Árvore Genealógica até aos penta-avós, ou seja, tem 7 níveis de gerações.
Ficha Individuo - Adicionar fotos ilimitadas
Pode arquivar as fotos que pretender desde o nascimento e seleccionar uma como a principal.
Relatórios Individuais e Globais
Relatórios elaborados com gráficos, descendentes, mutações, ficha individual, árvore genealógica, relatorio com o número de Ovos Gerados vs Ovos Ferteis, Aves Activas vs Inactivas, de determinado conjunto de anos.
Esquemas de Manutenção do Plantel
Esquemas simplicíssimos de criar e que permite elaborar quantos esquemas quisermos, com determinados procedimentos, podemos criar um esquema anual com papas, sementes antibióticos, probióticos, separação das aves, corantes, dar horas de luz, juntar casais, colocar ninhos e deperdicios -imaginem fazer um esquema destes para um ano em 10 minutos e não se preocuparem mais durante um ano, pois irão aparecer os alertas no programa, antes de cada procedimento a efectuar! Além disso o esquema pode ser associado a várias espécies e o número de semanas é ilimitado, sendo possivel um plano durar quanto tempo quisermos.
Acasalamentos
Acasalamentos com uma apresentacao inesquecivel, agrupado de várias formas: ano/espécie/casal, espécie/ano/casal ou espécie/casal/ano, para quem use os mesmos casais durante muito tempo.
Permite com um click expandir e ver as posturas e os seus descendentes.
Para completar este ecrã, cada descendente e progenitor é acompanhado das suas respectivas mutações (ver no lado direito da imagem).
O nome da ave pode ser editado ou gerado automáticamente de acordo com as mutações que lhe colocar.
É possivel criar híbridos e ter uma consulta da percentagem das suas espécies?
Lógico que sim - no painel acima vemos um híbrido de Cardinalito vs Cabecita Negra.
Híbridos - Tri-híbridos
No painel acima vemos um tri-híbrido, isto é, um filho de híbrido (Cabecita Negra vs Cardinalito Venezuela) com uma ave não híbrida (Negrito da Bolivia) - repare na percentagem.
Híbridos - Tetra-híbrido
Neste painel juntou-se um tri-híbrido (ver. imagem anterior) com um não-f+ibrido (Canário) - veja a percentagem. Esta funcionalidade está disponivel para quantos cruzamentos quisermos. Se juntasse em vez do canário, um não híbrido que fosse da mesma espécie que uma das pertencentes ao tri-híbrido então aí aumentava a percentagem da mesma e continuaria o descendente a ser tri-híbrido mas com percentagens genéticas diferentes.
Híbridos - R1
No painel acima vemos o resultado de um R1, isto é, um cruzamento de um híbrido (Canário vs Pintarroxo) com um não híbrido (Canário, puro) - verifique a percentagem, esta ave terá 75% de Canário.
Quando atinge os 92,5% na criação do descendente é questionado se o criador pretende converter o híbrido em não híbrido - em caso de SIM, o híbrido pertencerá à espécie que tem 92,5% ou superior e deixará de ser híbrido.
Híbridos - Acasalamentos
No painel acima, na área superior direita, ao seleccionarmos a opção Hibridismo, permite-nos escolher os individuos (no lado direito do painel) que queremos acasalar, sejam eles de espécies iguais ou não. Os decendentes serão automaticamente criados como híbridos ou não, dependendendo da espécie dos progenitores ser identica entre eles. Serão também automaticamente criadas as percentagens dos mesmos.
Híbridos - Manter histórico de espécies interessa?
Claro, e além disso, ao seleccionar a funcionalidade Mutações e Grupo de Mutações para cada espécie, aí teremos uma ferramenta completíssima.
Poderemos com o histórico transportar as mutações de um individuo para outro, indo de uma espécie para outra. Ex: para chegar ao Negrito da Bolivia Diluido através de um cardinalito de Mutação Diluída vs Negrito Clássico.
Híbridos - Criar um Tetra-híbrido
Repare no painel acima como ao criarmos na ficha de acasalamento um novo descendente, ficamos com as mutações que criamos para aquela espécie, e assim passarmos para o novo descendente. Temos as 4 espécies disponiveis - este individuo será um tetra-híbrido, pois a mae é uma canária e o pai um tri-híbrido cardinalito-cabecita-negrito.
Mutações e Grupos (combinações) - O porquê do seu registo.
Quem não tem o trabalho de andar a folhear no seu livro de registos para verificar se um individuo é portador ou possível portador de alguma mutação. Como por exemplo, no caso de criar Canários Phaeos Vermelhos Intensos/Nevados, num cruzamento de pai/neta em que saiu Phaeos Brancos Recessivos. Logo, ao colocar no programa que aqueles dois eram portadores de Branco, e assim, no ano seguinte ao acasala-los, verificou-se quais eram portadores.
Quem ainda se mantém fiel ao livro de registos, não é censurado, mas não deveremos estar aptos a novas tecnologias?
Mutações e Grupos (combinações) - Como criar correctamente
No painel acima vemos como aceder à área de criação de mutações.
Mutações e Grupos (combinações) - Como criar correctamente
No painel acima vemos uma mutação editada com o nome "Amarelo" pertencente à espécie Fisher.
Neste painel iremos criar as combinações (Grupos de Mutação) - utilizamos assim as mutações anteriormente criadas (imagem anterior).
Mutações e Grupos (combinações) - Como criar correctamente
Criar Grupos-Nome Automático
No painel acima vemos um Grupo editado.
No lado esquerdo estão todos os grupos.
No lado direito temos o grupo seleccionado (neste caso o Amarelo olhos Negros Face Vermelha) em modo edição.
No painel "Mutações disponiveis", estão todas as mutações individuais para que as possamos incluir no grupo em edição, se o pretendermos.
No painel "Mutações Associadas" temos as mutações já inseridas no grupo. Por baixo deste painel temos 2 botões (cima e baixo) para movermos as mutações conforme o entendermos - para quê? - para que quando seleccionamos o Gerar Nome Automático, este vá GERAR o nome do grupo (combinação) de acordo com a ordem que pretendermos.
Repare no Gerar Nome em Automático.
Mutações e Grupos (combinações) - Como criar correctamente
Criar Grupos-Nome Manual
No painel acima vemos como se cria um Grupo de Mutação ou Combinação, tal como no tópico anterior, mas com uma diferença, o Gerar nome foi colocado em Manual - porquê? - neste caso combinou-se a Mutação "Azul" com a "Ino" e o nome não é o nome Homologado ou o que pretendemos, deste modo podemos colocá-lo em Manual e editamos o texto colocando o nome que pretendermos, neste caso, "Albino".
Mutações e Grupos (combinações) - Como criar correctamente
Associar Grupos e Mutações Individuais a Individuos
No painel acima vemos como associar os Grupos e Mutações Individuais, depois de os termos criado nos tópicos anteriores.
Painel esquerdo: Grupos e Mutações Indivuais para associarmos ao Individuo.
Lado direito: os já associados.
Em cima, se a opção Gerar Nome estiver em automático, então o individuo ficará com o nome da Combinação - vejam o exemplo. Se quisermos também podemos editar o nome e corrigi-lo manualmente tal como nos Grupos.
No painel acima foi criado um grupo chamado "Verde Face Laranja" e a ave era portadora de ino, então, acrescentou-se a mutação Portador de Ino individual.
Sendo de um criador de portadores de Inos e Inos puros (Albinos e Lutinos), poderia ter-se criado logo um outro grupo chamado "Verde Face Laranja portador de Ino" semelhante ao grupo criado, mas inserindo também a mutação Ino no Grupo. Nesse caso só se adicionaria o Grupo de mutação "Verde Face Laranja portador de Ino".
Mutações e Grupos (combinações) - Como criar correctamente
Consulta do Individuo
No painel acima vemos um dos resultados de criar Grupos e associar aos Grupos.
Será muito importante nos relatórios e nas consultas, pois sem o individuo estar correctamente criado, não usaremos esta ferramenta na sua plenitude.
O programa está sempre preparado para tudo e para todos, ou seja, podemos criar o que quisermos e como queremos.
|