GESTBIRD 2010 - Dúvidas


A) Quando recebo o Gestbird 2010, o que devo fazer primeiro?

Deve inicialmente seguir os seguintes passos:


1) Criar na tabela de criadores “Tabelas Auxiliares » Criadores”, Os Criadores* das primeiras Aves que vão ser inseridas no programa.

Img. 1: Clicamos em “Novo” introduzimos os dados do Criador e Gravamos, se o(s) Criador(es) for a quem pertence o Programa, então deverá seleccionar “Criador Interno”, pois apenas os Criadores Internos poderão Gerar Descendentes.

Imagem 1 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


2) Criar na tabela de Federações “Tabelas Auxiliares » Federações”, As Federações ou Associações** que tenham a Sigla na Anilha das suas Aves.

Img. 2: Clicamos em “Novo” introduzimos os dados da Associação ou Federação e Gravamos, a Sigla é aquela que aparece na Anilha.

Imagem 2 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


3) Criar as Espécies “Tabelas Auxiliares » Espécies » Espécies”, das Aves que pretende inserir no programa.

Img. 3: Clicamos em “Novo”, introduzimos os dados da Espécie e Gravamos.

Imagem 3 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


4) Criar as Mutações “Tabelas Auxiliares » Mutações » Mutações”, das Aves que pretende inserir no programa.

Img. 4: Clicamos em “Novo”, introduzimos o Nome, escolhemos a Espécie e Gravamos, repare, no lado esquerdo podemos expandir a Espécie e ver quais as Mutações já existentes de determinada espécie.

Imagem 4 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


5) Criar os Grupos de Mutações (Combinações) “Tabelas Auxiliares » Mutações » Grupos Mutações”, das Aves que pretende inserir no programa.

Img. 5: Clicamos em “Novo”, escolhemos a Espécie, no painel das Mutações Disponíveis, seleccionamos as que pretendemos inserir na Combinação (Grupo) carregando na seta para o painel das Mutações Associadas, pela ordem que queiramos pois o nome da Combinação irá sendo construído por essa ordem. Se introduzirmos uma mutação pela ordem incorrecta, poderemos utilizar os botões cima e baixo para subir ou descer a ordem da mutação seleccionada na direita. Podemos também inserir as Mutações e se o nome do Grupo ou Combinação nada tem a ver com o Nome que os Criadores dão à Combinação, então, poderemos seleccionar o “Gerar Nome:” para Manual e escreveremos o nome que pretendemos (Ex: um Rosicollie Cremino Face Laranja, se utilizássemos o Nome Automático daria Verde, Ino, Pastel, Face Laranja). Gravamos e repare, no lado esquerdo podemos expandir a Espécie e ver quais as Mutações já existentes de determinada espécie.

Imagem 5 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar

* Os Criadores terão de ser todos aqueles a quem as anilhas pertencem, se adquirimos uma Ave com anilha dum Criador devermos inseri-lo no programa, pois quando inserirmos a Ave, a Sigla (Stam) desse Criador irá pertencer à descrição da Anilha.
Existe um Campo na ficha do Criador chamado “Interno”, o qual deveremos marcar se esse Criador ou Criadores que estamos a Introduzir for o Criador do Plantel do Programa, pois nos acasalamentos só será permitido criar descendentes de Criadores Internos.

** As Federações ou Associações terão de ser aquelas em que a Sigla aparece na Anilha, pois irá pertencer à descrição da Anilha, permitindo assim, termos várias Anilhas com o mesmo nº de Anilha, com o mesmo Criador mas de Sigla de Associações Diferentes (Ex: Anilha: 200/354i/AAP/1 e Anilha: 200/354i/FONP/1).



B) Após os primeiros passos como insiro as minhas primeiras Aves?

Sendo um programa que funciona baseado no progresso dum criador, as Aves a serem primeiramente inseridas deverão ser apenas aquelas que não nasceram no nosso plantel, ou seja, não descendam dum Acasalamento que será registado no nosso programa, normalmente são aquelas que não tenham a Anilha do Criador a quem pertence o programa.

Estas aves, deve inseri-las da seguinte forma:


1) Criar na Ficha da Ave “Aves » Novo Indivíduo”, As Aves* que vão serem inseridas no programa.

Img. 6: Escolhemos a Espécie e os outros dados necessários, e vamos ao painel das Mutações Disponíveis, seleccionamos as que pretendemos inserir na Ave carregando na seta para o painel das Mutações do individuo, verifique que em baixo nesta imagem temos uma mensagem que desaparece apenas quando todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos, aparecendo o botão “Gravar”. Ler com atenção as mensagens.

Imagem 6 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


Img. 7: No Painel das Mutações vemos como as podemos anexar ao indivíduo. Tem o aspecto do explorador do Windows, podemos expandir a espécie do lado direito para ver as Combinações e as Mutações individuais (Ex: caso queiramos colocar Portador Branco, anexamos um Grupo ou Combinação e a seguir podemos anexar a Mutação Portador Branco)

Imagem 7 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar

* Criar Apenas as Aves que não tenham sido resultado de Acasalamentos do nosso Plantel, a não ser que não pretenda inserir os Acasalamentos das Aves, posteriormente as Aves criadas no nosso Plantel serão inseridas através da secção dos acasalamentos.



C) Inseri as minhas primeiras Aves, como faço os meus primeiros Acasalamentos?


Deve faze-lo da seguinte forma:

1) Introduzir primeiro os Tipos de Gaiola (Formatos) “Tabelas Auxiliares » Tipos de Gaiola“, em que colocamos os Acasalamentos (Ex: PVC com 1 Frente em Arame 1 m).

Img. 8: Clicamos em “Novo” introduzimos os dados e Gravamos.

Imagem 8 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


2) Ir para o Ecrã dos Acasalamentos “Acasalamentos » Acasalamentos”, e clicar no botão “Novo Acasalamento”. Aparecerá então o painel para inserir o Acasalamento. No lado direito, seleccionamos na caixa Espécie, a Espécie das Aves que queremos acasalar. Do lado esquerdo aparecerão as Aves disponíveis, da espécie que escolhemos, machos e fêmeas estão distinguidos pela cor da imagem (Machos a Vermelho e Fêmeas a Amarelo), todas as Aves cujo sexo está indeterminado não aparecerão nesta lista, só após identificarmos o sexo dessas Aves, poderão ser então acasaladas.
Seleccionamos uma Ave e clicamos no Botão “>”, para a Ave ser colocada no Painel “Progenitores/Mutações”, o Programa obriga a que seja escolhido sempre um Macho e uma Fêmea.
Se seleccionarmos um Macho após já ter sido colocado no Painel “Progenitores/Mutações”, o Programa pergunta se quer substituir o anterior.


3) Se este acasalamento for para Gerar Híbridos, ou seja, os progenitores forem de Espécies Diferentes, então seleccione o Campo Hibridação/Mestiçagem para que lhe apareçam todos os machos e fêmeas de todas as Espécies, para que possa Seleccionar os Progenitores para o Acasalamento.


4) Introduza a data do Acasalamento e o nº da Gaiola e carregue em “Gravar”. Terminamos assim o Acasalamento.

Img. 9: No Painel esquerdo vemos as Aves disponíveis para Acasalamento, só aparecem as da Espécie seleccionada à direita excepto se for para Hibridação. Com a seta movemos um Macho (ícone Vermelho) e uma Fêmea (ícone Amarelo), note que as Aves catalogadas como sexo indefinido não aparecem na lista. Preenchemos o Ano que pretendemos (por defeito aparece o Ano em que estamos. Clicamos de seguida em Gravar.

Imagem 9 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar



D) Introduzo as Posturas e Descendentes nos meus Acasalamentos?


Após os Acasalamentos criados, deverá então criar as Posturas da seguinte forma:

1) Seleccione no Ecrã de Acasalamentos “Acasalamentos » Acasalamentos”, o Acasalamento que pretende. Do lado esquerdo aparecerão todos os Acasalamentos Agrupados por Ano e Espécie, poderá também agrupá-los de outra forma (lado direito em cima). Só Após seleccionar o acasalamento, o programa nos mostrará os Campos do Acasalamento e o Botão “Nova Postura”, para assim inserirmos a Postura que pretendemos.

Img. 10: No Painel esquerdo vemos os Acasalamentos e seleccionamos a Postura se quisermos adicionar Descendentes, se quisermos apenas Criar a Postura bastaria seleccionar o Acasalamento. Clicamos depois no Botão que pretendemos para criar/editar Acasalamentos, Posturas ou Descendentes.

Imagem 10 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


2) Clicamos então no Botão “Nova Postura”, para abrir o Painel de Inserção Postura.


3) Colocaremos a Data, Nº Ovos e Nº Ovos Férteis. Clicamos em “Gravar”. E saímos da Postura.

Img. 11: Painel esquerdo vemos os Progenitores, introduzimos os dados da Postura e Gravamos.

Imagem 11 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar


4) Se Pretende também inserir os Descendentes derivados dessa postura então deveremos no Painel dos Acasalamentos, tal como no ponto 1 seleccionar o Acasalamento pretendido e clicaremos duas vezes com o botão do rato no Acasalamento onde expandirá e mostrará então as Posturas criadas por nós.


5) Seleccionamos então a Postura à qual pretendemos adicionar os descendentes, o programa mostrará do lado direito o ecrã do Acasalamento e por baixo o da Postura seleccionada, mostrando então o Botão “Novo Descendente”, para abrir o Painel de Inserção dos Descendentes.


6) No Painel dos descendentes do lado esquerdo, aparecem os Grupos e Mutações Individuais, agrupados por Espécie. Tal como nos outros Painéis, seleccionamos os que pretendemos e clicamos no botão “>” para adicionar ao Descendente, preenchemos todos os campos e Gravamos. Aparece imediatamente uma mensagem se queremos ou não adicionar um irmão. Esta função permite-nos continuar no ecrã de introdução sem termos que ir outra vez à janela dos acasalamentos, mas, temos de ter em atenção que caso o indivíduo tenha mutações diferentes teremos que corrigi-las antes de gravarmos (ex: 1ª Irmão ser Anilha 200, Macho e Vermelho Intenso, 2º Irmão ser Anilha 201, Fêmea e Vermelho Nevado - removemos a Mutação errada e colocamos a correcta alteramos a Anilha para 201 e Alteramos o Sexo, caso não o saibamos colocaremos Indeterminado).

Img. 12: No Painel esquerdo vemos então as Combinações (Grupos) e Mutações individuais disponíveis, seleccionamos o que pretendemos adicionar ao Descendente que estamos a inserir. Inserimos os restantes dados e Gravamos.

Imagem 12 - GestBird - Dúvidas - Clique para ampliar



Dúvidas e Sugestões


Envie-nos as duas dúvidas ou sugestões para: gestbird@avespt.com